6.8.10

santini chiado

[Exterior e interior da Santini Chiado, fotos de JMS]


A Santini é um fenómeno. Os mais apressados dir-me-ão que não estou a dar novidade nenhuma e que é assim, em Cascais, desde 1949. Só que não estou a falar da casa-mãe (nem da que se seguiu em São João do Estoril), e sim da que abriu, o mês passado, no Chiado.
A pedido de muitas famílias, e não só, a Santini chegou, até que enfim, a Lisboa! E logo com filas diárias que ultrapassam a porta - e que obrigam a uma espera média de 10 minutos entre fazer o pré-pagamento e ser atendido ao balcão. A nova casa da famosa geladaria veio sacudir a concorrente Häagen-Dazs e está a criar uma rotina diferente na rua do Carmo, entre os que ali vão de propósito e os que passam, sobretudo estrangeiros, e ficam com a curiosidade aguçada por tamanho entra e sai.
Com duas salas, a geladaria está decorada a branco e encarnado, com vários posters alusivos à sua história e acomoda quem se quer demorar mais um pouco em banquetas ou - atenção ao apontamento design - mesas e cadeiras Tulip de Aero Saarinen. Em copo ou cone, os sabores são sobejamente conhecidos e quem é freguês sabe, regra geral, muito bem ao que vai.

A dica: um cone com duas bolas, talvez o pedido mais comum, sai por €2,50. Entretanto, acabo de ler na "Time Out Lisboa" que, para quem não gosta de perder tempo na fila, há um cartão (válido em todas as casas da cadeia) de dez unidades que pode ser comprado na caixa. Munido do seu, cada vez que ali for, é só passar directamente ao balcão, onde o tempo de espera é bem menor, e beneficiar da oferta de um gelado no final do cartão. Não sei se haverá muita gente interessada em empatar, de uma só assentada, €25 em gelados (isto no caso de optar pelo cone de duas bolas), mas não deixa de ser uma ideia feliz.

Rua do Carmo, 9, todos os dias, das 10.00 às 00.00

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...