Tendo em conta a conjuntura atual, o facto pode parecer um contra-senso; para muitos, estou certo, será mesmo até encarado como uma espécie de provocação.
Eu, chamem-me otimista, prefiro encarar tudo isto como uma demonstração de inconformismo, de criatividade e de, porque não?, de espírito solidário.
[AR-PAB Antiques, uma das lojas participantes no Príncipe Real Live (foto de divulgação)] |
Porque não se trata de um mero apelo ao consumismo, vai mais além. O pretexto das compras de Natal (privilegiando o comércio local) é, neste e noutros casos, aproveitado para levantar o ânimo da cidade, proporcionando aos seus moradores e aos seus visitantes animações de rua, bem como nas lojas participantes, alusivas à quadra.
Temos o costume de dizer que a adversidade espevita e estimula os sentidos. Pois bem, isso só aumenta a minha curiosidade em relação à 6ª edição do Príncipe Real Live.
[O jardim da Praça do Príncipe Real (foto de divulgação)] |
O tema escolhido foi "City Lights" e o evento natalício vai tomar conta das principais artérias do Princípe Real durante os dias 8, 9 e 10 de Dezembro.
Mais do que ruas engalanadas (o que já não seria mau, tendo em conta os cortes introduzidos pela CML a reboque da crise), as principais lojas, galerias e outros espaços de interesse público no eixo Praça do Príncipe Real-Rua da Escola Politécnica-Rua D. Pedro V vão ficar abertos até às 23.00 e acolher eventos tão diversos como exposições de arte, pintura, jóias, música ao vivo, degustações, entre outras coisas.
[Um dos quiosques que animam a Praça do Príncipe Real (foto de divulgação)] |
Em resumo, a ideia é passar um bom bocado e levar as pessoas a passear num bairro que tem sabido reinventar-se.
A programação é extensa, mas posso destacar as que me ficaram mais debaixo d'olho:
* Iluminação das árvores do Jardim na Praça do Príncipe Real e montagem de uma árvore de Natal de grandes dimensões, que terá a particularidade de ser feita com materiais recicláveis e de ter como autor o artista plástico Alexandre Bobone.
*Angariação de roupa e bens de primeira necessidade para a associação sem fins lucrativos Riso, que apoia a população carenciada da freguesia das Mercês.
[Fachada da loja Carla Amaro (foto de divulgação)] |
*Carla Amaro (Rua de São Marçal,107): apresentação da colecção "Jingle Bells"; campanha troca de Natal (troca de peças antigas por vales de desconto); oferta de bebidas espirituosas e amuse-bouche sucrée.
[Convite do Orpheu Caffé (foto de divulgação)] |
*Orpheu Caffé (Praça do Príncipe Real, 5-A): nos três dias, "Ophélia no Orpheu Caffé" (a partir das 17.00); no dia 8, apresentação do "Chá das 5" e Cocktail Hendricks (das 19.00 às 21.30); no dia 9, "Vinyl Seesions" com Dj Joaquim (a partir das 20.00) e degustação de caipirinhas (das 17.00 às 19.00); no dia 10, contador de histórias da "Orpheu Mini" (16.00), mini feira do livro (parceria do Orpheu Caffé com as edições "Orfeu Negro") e mercado vintage (até às 18.00).
[D'ici et Là (foto de divulgação)] |
*D'ici et Là (Rua D. Pedro V, 93-95): cocktail de inauguração do Evento Principe Real "City Lights" (dia 8, às 18.00); Promoção Especial "d'ici et là” oferece um voucher de €25 por compras superiores a €250 (só pode ser usado só em Janeiro 2012); exposição de Fotografia -LOVE-, de Sabrina Strauss.
[Fabrico Infinito (foto de divulgação)] |
*Montra viva @Fabrico Infinito/Babel (Rua D. Pedro V, 74): Sancha Trindade escolheu a Livraria Babel Fabrico Infinito, ou mais precisamente a sua montra, para criar um espaço vivo e à mostra de todos, onde, entre outras coisas, serão servidos jantares num espírito de partilha (convidados para jantar às 20.00, demais ações entre as 18.00 e as 23.00).
Sem comentários:
Enviar um comentário