24.5.11

os novos quiosques da avenida

[A Maritaca, conhecida pelas suas pizzas em forno de lenha, assumiu um dos quiosques da Avenida da Liberdade (foto de divulgação); abaixo: detalhe do pináculo dos quiosques (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Os quiosques voltaram a estar na moda ou nunca deixaram de estar? Depois de Catarina Portas, que tentou devolver hábitos antigos aos lisboetas (se bem que, parece-me, são mais os visitantes a tirar partido deles...), a dupla Maria Ribeiro e Castro e Bernardo Delgado é responsável pelos novos quiosques temáticos da Avenida da Liberdade, em funcionamento desde meados de Maio.

A superfície de um quiosque é sempre limitada, por muito boa vontade que haja, o que pressupõe, desde logo, uma logística também limitada, mas estes prometem algumas novidades no conceito e na forma.

[Esplanada e quiosque explorados pelo Melhor Bolo de Chocolate do Mundo (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Padronizados — assim o determinou o concurso aberto pela Câmara Municipal de Lisboa, no ano passado, para a sua concessão —, apresentam-se discretos no seu verde-escuro, apenas quebrado por toldos em tom cru, a condizer com os chapéus de sol e cadeiras das respectivas esplanadas, onde, detalhe importante, se aboliu o plástico e as marcas patrocinadoras. A medida, que deve ser estendida a outras áreas nobres da capital, como a Praça do Comércio, não agrada a todos os comerciantes, mas, sejamos razoáveis, tem razão de ser.

[Esplanada e quiosque explorados pelo Melhor Bolo de Chocolate do Mundo (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Dos seis previstos, distribuídos entre os Restauradores e a Alexandre Herculano, de um lado e do outro da avenida, anunciava-se que apenas cinco seriam inaugurados em Maio, ficando o sexto adiado até Setembro. Ou perdi um de vista, ou só contei quatro, mas isso também não interessa agora para o caso.

[Esplanada e quiosque explorados pela pizzaria Maritaca (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Quem passa parece já ter aderido à ideia, pois qualquer uma das esplanadas, ao final da tarde, estava composta. O projecto inicial, se for cumprido à risca, fala em quiosques abertos até às duas da manhã (só aos fins-de-semana), onde, a preços competitivos, será possível comer desde pizzas e cachorros quentes gourmet até doçaria típica, sumos naturais e comida saudável, sem esquecer de atender o hábito muito português de ir só para beber um café ou um copo (do vinho nacional às incontornáveis caipirinhas).


O Banana Café, vencedor do concurso, ficou com dois para si, onde terá os batidos, os smoothies, os sumos de frutas e vegetais 100% naturais (sempre hei-de prová-los para os comparar aos do meu post anterior...), além de wraps, saladas, sopas, fruta à peça, muffinscookies e cones de frutos secos, que ninguém é de ferro. 


A Maritaca, nos Restauradores (na esquina com a rua da Alegria), serve as suas pizzas, ao passo que os cachorros quentes estarão a cargo da Hotdog Lovers (que já esteve no miradouro São Pedro de Alcântara). Junto a um dos lagos, o que torna a esplanada ainda mais pitoresca, o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo chegou à Avenida e, pelo que vi, o seu quiosque promete ser dos mais concorridos.


Avenida da liberdade, em vários pontos, de seg. a qua., entre as 09.00 e as 23.00, de qui. a sáb., entre as 09.00 e as 02.00, e aos dom., entre as 09.00 e as 23.00

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...